sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Formação tutores presenciais ingressantes na UAB/UnB-2011

As novas tecnologias de informação e comunicação possibilitaram repensar o modelo de EAD. Sabe-se que o acesso às tecnologias não é prerrogativa de sucesso para os processos de formação e assim, as possibilidades de transformação que as tecnologias proporcionam sobre as práticas educacionais estão centradas numa nova postura diante do conhecimento. Esta nova postura considera a construção coletiva baseada na colaboração e cooperação.

Neste contexto sobressai-se a atuação dos tutores que, divididos em tutores a distância e tutores presenciais, são atores importantes para o bom desempenho do aluno no ambiente on-line.

A atuação do tutor presencial refere-se as atividades que envolvem o atendimento aos discentes, manutenção de contato permanente com os tutores a distância, coordenadores de polo, de tutoria e de curso, esclarecimento de dúvidas dos alunos,  suporte para a teoria e as práticas, além de auxílio nos aspectos acadêmico-administrativos e tecnológicos, orientação e acompanhamento do acesso e cumprimento das atividades do aluno no ambiente de aprendizagem, acesso ao curso e às disciplinas no Moodle, entre outras.

Para efetivar a capacidade para interação com os estudantes, tutores a distância e professores, mantendo uma comunicação frequente e facilitando suas atividades, serão realizadas duas formações:

  • Curso de formação de tutores da UAB/UnB – Módulo Introdutório
  • Curso de formação de tutores presenciais da UAB/UnB – Módulo Avançado
 
O Módulo Introdutório ocorrerá durante o mês de fevereiro e será online. Participarão do curso tutores presenciais e a distância ingressantes na UAB/UnB.
 
Teremos um encontro de abertura no dia 31/01 na Universidade de Brasília. O encontro será transmitido via webconferência para os tutores presenciais.
 
O Módulo  Avançado ocorrerá em março e será online. Ambos os cursos terão duração de 4 semanas, contabilizando 45h de curso;
 
Com o objetivo de qualificar a ação da tutoria presencial, a aprovação nos cursos de formação de tutor presencial será obrigatória para atuação na UAB/UnB em 2011 e estará vinculada ao ateste do meses de fevereiro e março.

Convidamos os tutores presenciais selecionados para assistir e participar desse evento. As dúvidas relativas ao acesso à webconferência podem ser sanadas no endereço: http://tutorianauabunb.blogspot.com/p/conferencia-web.html

Coordenação Institucional de Tutoria da UAB/UnB 

Um comentário:

  1. O curso Formação de Tutores módulo introdutório foi útil e espero produtivo!

    ResponderExcluir

Poste aqui o seu comentário!