Perfil do tutor


A organização do trabalho pedagógico na UAB/UnB envolve a participação de diversos atores formadores da rede de ensino aprendizagem à distância. Para pensar, “construir” e orientar a oferta dos cursos e disciplinas temos os professores autores/supervisores.
Os professores da UAB não estão em contato direto com os estudantes. Para tanto, é preciso a ajuda dos tutores, principais elos de comunicação e interação entre os alunos e os demais atores do processo de ensino aprendizagem. Os tutores atuam a distância, mediando o processo de ensino aprendizagem online, e presencialmente, apoiando os alunos nos Polos.
Na UAB existe a figura do tutor presencial e a distância. Qual a principal função de cada um?
Na atual configuração da UAB, o professor autor/supervisor se responsabilizará por uma disciplina específica, não importa para quantos alunos ela será ofertada. Ele trabalha durante 5 meses para desenhar essa disciplina no Moodle e conta com a ajuda dos tutores a distância para mediar a oferta. Antes de iniciá-la, o professor se responsabiliza pela formação dos tutores a distância, considerando a média de 1 tutor para 25 alunos, no máximo 35.
 Nos meses de oferta, o professor supervisor se reúne periodicamente com o grupo de tutores a distância para discutir todas as questões relacionadas à disciplina, sejam elas administrativas ou pedagógicas. O tutor a distância irá facilitar o processo de ensino aprendizagem, orientar, motivar e aconselhar os alunos, mediar os fóruns e as tarefas programadas e avaliar as atividades produzidas. No entanto, embora o tutor a distância tenha maior contato com o aluno, é importante lembrar que ele está relacionado a um professor autor/supervisor. De tal modo, os problemas relativos à oferta e as modificações necessárias no curso são decididas pelo professor, não sendo de responsabilidade direta do tutor.
Saiba mais sobre o papel do tutor a distância explorando o texto “Compromissos do Tutor a distância”.
Outro ator importante nessa rede de aprendizagem é o tutor presencial. O tutor presencial, diferente do tutor a distância, tem contato direto com os alunos e precisa ter um horário fixo por dia para atendê-los nos Polos. Cada edição do curso (UAB1; UAB2 e UAB3, em breve) tem direito a um tutor presencial por Polo. Este ator não trabalhará, especificamente, as questões relacionadas ao conteúdo e mais diretamente ligadas ao processo de ensino. Todavia, tem um papel muito importante no processo, pois é, sobretudo, o elo de comunicação com o aluno.
 Cabe ao tutor presencial facilitar e orientar o processo de ensino aprendizagem por meio da orientação direta ao estudante e da realização de atividades como: contactar o aluno, apoiar na utilização das ferramentas de comunicação e no Moodle, garantir o acesso ao material didático, orientar e organizar os momentos presenciais, fomentar a formação de grupos de estudo, motivar o estudante, aplicar avaliações presenciais, orientar sobre informações adminstrativas, informar os professores e tutores questões relativas aos estudantes, propor/organizar espaços de interação com a comunidade.
           Saiba mais sobre os compromissos e as atividades do tutor presencial clicando aqui.

2. SELEÇÃO DOS TUTORES:


       3. FORMAÇÃO DOS TUTORES: