quarta-feira, 28 de julho de 2010

O Primeiro Estágio

Entrevista com Jane Dullius
Por Isabela Bonfim

A professora Jane Dullius, 49, é professora da Universidade de Brasília desde 1995 e dá aulas desde 1975. Formada em Educação Física, tem especialização e mestrado em Educação e doutorado em Ciências da Saúde.
Além de coordenar o programa Doce Desafio (de educação em diabetes) e dar aulas de dança, a professora entrou para a o quadro da UAB/UnB no final de 2008 e montou a disciplina Manifestações Rítmicas e Expressivas para o 3º semestre do curso de Educação Física à distância.
Após ótimos resultados, Jane foi convidada a montar a disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil, a primeira experiência em estágio no curso à distância de Educação Física. É sobre o estágio e os desafios da Educação à Distância que a professora Jane Dullius aceitou falar ao portal UAB/UnB. Segue a entrevista:


Vamos começar com uma dúvida que passa pela cabeça da maioria das pessoas hoje: como é ministrar um curso de educação física à distância? Quais são os grandes desafios desse sistema em relação ao curso presencial?
Primeiro, houve uma orientação por parte da coordenação local, que enfatizou com os professores a necessidade de pensar a disciplina de forma mais dinâmica, assim como no (curso) presencial, e transferir essa dinâmica para a plataforma moodle. Para que isso acontecesse, foi necessária ênfase em outras mídias que não os textos; usamos vídeos, jogos e requeremos em cada disciplina de três a cinco encontros presenciais. Os encontros eram fundamentais porque há uma vivência corporal na educação física, que trabalhamos especialmente nos encontros presenciais. Mas há também disciplinas práticas curriculares.
Além disso, estimulamos o aluno a se envolver e produzir projetos locais que trabalhem dinâmicas corporais. Projetos no pólo e cidades do em torno para que a própria comunidade usufruísse. A faculdade tem que mostrar o que a sociedade já produziu, mas mostrar principalmente ao indivíduo o que ele é. É isso que será transmitido em sala de aula: formação e não transmissão de informação.

O Estágio Supervisionado em Educação Infantil foi a primeira experiência de estágio no curso de Educação Física à distância da UnB. Qual a importância do estágio supervisionado para o estudante da licenciatura à distância?
Estágio em qualquer situação, presencial ou à distância, serve como a avaliação do curso. Se bem observado e acompanhado, você tem pelo estágio noção da qualidade do curso. Estagiários que conseguem resolver problemas, realizar um bom trabalho, isso é provavelmente resultado de uma boa tarefa. Sim, a educação física pode, e pôde, por meio da educação à distância ter uma avaliação na comunidade muito boa. São vários os relatos dos alunos que conseguiram emprego e isso, é claro, nos traz uma satisfação enorme.

A graduação à distância é conhecida por atender a uma demanda de alunos de faixa etária superior a dos alunos da graduação presencial, sendo recorrente a participação de estudantes já inseridos no mercado de trabalho. Quanto essa maturidade contribuiu para a disciplina de estágio?
Não parei para pensar nisso, mas é verdade. Observamos em vários relatos, de muitos professores, alguns com 20 anos de magistério, dizendo que a disciplina contribuiu para otimizar essa aprendizagem. Uma pessoa que nunca trabalhou, tem uma visão mais romântica do estágio, mas quando ouvimos pessoas com experiência de magistério dizendo que aprenderam com a disciplina estágio, eu só posso ficar feliz com isso. Há nível de crítica pra avaliar o curso, e falam bem da formação oferecida.
O outro lado da moeda é que uma das grandes dificuldades no estágio é a disponibilidade de tempo. Alguns alunos (que já são professores) acharam que não fariam o estágio. Eu disse para eles: “Preciso que você tenha tempo. Você está em um curso da Universidade de Brasília, e tem direito a mesma qualidade do curso presencial”. A disciplina precisa ser adaptada às condições que eles têm à distância, mas sem exigir menos.

Tendo em vista o sucesso da disciplina que terminou com bom aproveitamento dos discentes e das escolas que receberam os estagiários, quais foram as principais dificuldades do estágio para você como professora? E quais dificuldades você sentiu nos seus alunos?
Como professora, a dificuldade residiu em pensar a matéria, em que mecanismos usar para ter certeza de que os alunos estavam vivendo o estágio e aproveitando o que o estágio poderia oferecer. Um meio foi não sobrecarregá-los com o texto, não resgatar conteúdos do semestre anterior sob a forma teórica. Pesquisamos materiais já existentes na internet, como vídeos e jogos, experiências dinâmicas. Montamos também uma videoteca com orientações de boas ações e imagens de práticas questionáveis no âmbito da educação infantil.
Nos alunos, a principal dificuldade foi a disponibilidade de tempo que eles teriam que encontrar no seu dia. Muitos dos estudantes à distância trabalham de 8h às 6h, e crianças da educação infantil estudam de 8h às 6h. Os medos e receios que eles tinham, eles entraram na disciplina com muito receio. As seis primeiras semanas foram dedicadas a reforçar os fundamentos em termos de conteúdo, e foi o período de estágio de observação. Inseridos dentro das escolas e creches apenas como observadores, acompanhando os professores regentes, os alunos conheceram o ambiente, a escola, as crianças, a comunidade em geral, para só depois assumir a sala de aula.

Foi encaminhada à coordenação da UAB/UnB uma série de relatos dos alunos participantes da disciplina do estágio. São falas por muitas vezes emocionadas, e tantas outras emocionantes. É verdade que um livro com a seleção dos melhores ensaios produzidos pelos estagiários será publicado?
Vai, no que depender de mim, vai ser lançado. O fato é que eles (alunos) ainda estão enviando esses ensaios. A idéia é selecionar, para o ano que vem, entre 30 e 40 melhores ensaios e publicar. Eu acho que isso, à nível de UAB, possa abrir portas para o ensino à distância. Nós temos um país enorme, não tem como ter boas escolas e faculdades em todos os recantos, mas ao mesmo tempo é injusto que somente as cidades de grande porte possam ter acesso ao ensino de boa qualidade. Eu prefiro e sou defensora do ensino presencial, mas eu não posso estar presente em todos os lugares e vejo na EaD a oportunidade de ter acesso ao que é feito nos grandes centros.

Para finalizar, como você definiria sua experiência no estágio supervisionado do curso de Educação Física à distância?
Satisfatório. Eu realmente fiquei muito satisfeita. Eu não tinha dúvidas de que fosse possível, mas eu não esperava um retorno tão emocionado. Eu não esperava palavras tão bonitas. Eu não esperava a valorização que eles deram ao curso. Para quem trabalha com educação, não há nada mais gratificante que ouvir: valeu a pena.

Um comentário:

  1. Essa professora é fera mesmo e tem muito o que nos ensinar...Muito carisma tb!

    ResponderExcluir

Poste aqui o seu comentário!