quarta-feira, 30 de junho de 2010

Encontro Presencial de Psicologia da Educação em Carinhanha – BA

18 a 21 de Junho de 2010
A viagem para Carinhanha – BA é sempre bem divertida, afirma a tutora Jaqueline Neiva que foi pela segunda vez ao Pólo. Tudo começa quando descemos do avião convencional em Salvador-BA e pegamos o avião teco-teco para Guanambi – BA. É uma mistura de risos e receio, mas nada que uma boa dose de humor e por vezes um comprimido contra enjôo não resolva.

Os alunos fazem aquela festa com todos que chegam. Fazem festa inclusive no sentido literal do termo, pois, dessa vez as três tutoras tiveram direito à dança de quadrilha com música ao vivo e churrasco preparado pelos alunos e pelas tutoras presenciais. No domingo a tarde ainda assistiram ao jogo do Brasil no Pontal, que é um lugar muito bonito à beira dos rios São Francisco e Carinhanha.

Os alunos gostam muito das explicações e revisões feitas pelas tutoras e professoras, pois dizem entender muito mais do que só lendo sozinhos, por isso prestam bastante atenção a tudo que falamos, explica a tutora Maria do Socorro. Esse encontro foi bem proveitoso, com a turma da UAB 2, no sábado pela manhã revisamos por meio de dinâmicas a disciplina de Socionomia, Psicodrama e Educação. A tutora Maria do Socorro fez um trabalho lindíssimo com a técnica do Movimento Vital Expressivo - Rio Abierto.

A tarde foi a vez da disciplina Psicologia da Educação, com a tutora Jaqueline: “Nossa proposta foi deixar de lado o Data-Show e fazer uma revisão por meio de dinâmicas e brincadeiras, pois eles precisam também de exemplos práticos de didática em sala de aula, pois não usarão Data-Show em todas as aulas com seus futuros alunos”. Assim, a revisão foi feita por meio de um quebra cabeças e montagem de cartazes com as abordagens teóricas do desenvolvimento humano e seus principais conceitos e autores. Os alunos se divertiram bastante (ver foto ao lado) e puderam aprender muito.
No domingo pela manhã os alunos foram para uma atividade extra-curricular planejadas pelas tutoras a distância, que foi uma oficina sobre “Como fazer citações e referências de acordo com as regras da ABNT”. “Tivemos a participação das duas turmas, foi uma oficina prática, pois esse é um conhecimento necessário para eles fazerem todas as atividades ao longo do curso, que terá seu ápice na monografia”.

A turma UAB 1 trabalhou os projetos desenvolvidos na disciplina. Os alunos reivindicam dois encontros presenciais por semestre de cada disciplina: “um no começo e outro no final”, afirma a aluna Ana Maria. Para eles os encontros não só esclarecem os conteúdos, objetivos e atividades das disciplinas, mas dão novo ânimo para a realização das mesmas, sem contar o fator afetivo estabelecido entre turma e tutor(a) que favorece o processo de ensino-aprendizagem. As tutoras a distância concordam plenamente com os alunos, e ressaltam que caso não seja possível ir duas vezes por semestre, que a UAB facilite que o encontro seja no início do semestre, pois o encontro presencial faz toda a diferença.

Outra necessidade dos alunos de Carinhanha é a disposição de todos os textos da disciplina e atividades semanais no início do semestre, isso porque a maioria não tem acesso à Internet em casa, nem no trabalho. Muitos só têm acesso no Pólo, no sábado e domingo, quando viajam de suas cidades para Carinhanha. Assim eles têm o final de semana para postarem as atividades realizadas no decorrer da semana, e já tiram cópias dos textos e orientações das atividades da próxima semana. É por isso que no sábado tem uma chuva de atividades e participações nos fóruns. Contudo, nem sempre é possível fazer isso, pois alguns professores só abrem a semana seguinte na segunda-feira, e já houve casos deles fazerem a atividade e quando chegaram para postar a professora tinha modificado tudo, então eles tiveram que refazer toda a atividade.

Diante dessa necessidade a sugestão dos alunos que favoreceria sua aprendizagem é a disposição dos textos semanais de cada disciplina no início do semestre para eles tirarem cópia e montarem sua própria apostila de cada disciplina, pois acabaria com a agonia de todo final de semana irem na copiadora. Se possível, sugerem que os professores disponibilizem as orientações das atividades semanais, mas como a dinâmica do curso faz com que algumas atividades sejam modificadas ao longo do semestre, eles pedem que os professores modifiquem com antecedência. O aluno Manoel Gomes, principal porta-voz dessas alterações, diz que isso ajudaria muito a vida acadêmica deles e lhes facilitaria a terem um melhor rendimento nas disciplinas.

Para as tutoras a distância essas reivindicações são justas tendo em vista que a Educação a Distância é justamente para aqueles que não têm acesso à educação presencial, não necessariamente para quem tem Internet em casa. “O sacrifício que muitos deles fazem para continuar no curso é surpreendente e precisam ser valorizados por isso”, afirma a tutora Jaqueline.

Outro problema levantado pelos alunos é que parece que todo início de semestre o relacionamento deles com os professores e tutores começam do zero, ou seja, os professores e tutores só descobrem ao longo do tempo que a maioria deles não tem acesso a Internet no meio da semana, que eles vêem de uma educação deficitária e tem dificuldades com leituras com termos muito técnicos. Já melhoraram muito na interpretação dos textos, mas precisam de uma atenção bem maior que os alunos de Pedagogia presencial. Tendo em vista amenizar esse problema é necessário que todos os professores e tutores compareçam às reuniões realizadas antes do início de cada semestre na UnB com as tutoras presenciais dos Pólos. É uma maneira de conhecer a realidade de cada Pólo que se vai trabalhar, ressalta a tutora presencial Maria de Lourdes. Os blogs da UAB também são ótimos recursos de notícias e conhecimentos de cada Pólo.

Matéria e fotos gentilmente encaminhadas pela gestora Clarisse Araújo.

5 comentários:

  1. Realmente o encontro presencial é uma ótima metodologia para o ensino a distância, pois apesar de ser à distância, precisamos do contato com o outro, de conhecer a realidade do outro.
    Gostaria de agradecer a todos os tutores que estiveram presentes nos encontros, a Laila, Jaqueline, Débora, Henrique e a Maria do Socorro, que contribuíram bastante, esclarecendo as dúvidas dos alunos e abrindo novos espaços para discussão.
    Não posso deixar também de agradecer meus alunos do curso de pedagogia UAB 2 que se fizeram presentes em todos os encontros presenciais de forma espontânea.

    Abraços!

    Crésia

    ResponderExcluir
  2. A matéria foi escrita por nós tutoras que fomos ao encontro. A parte mais importante e que gostaríamos que chamasse a atenção da coordenação da Pedagogia-UAB são as reivindicações dos alunos para melhoria do seu processo de ensino aprendizgem.
    Abraços,
    Jaqueline Neiva.

    ResponderExcluir
  3. Amei o encontro! Foi bastante proveitoso, o calor humano faz toda diferença, como sempre falamos, a presença dos tutores a distancia é de essencial importancia.

    Bjus

    Joana D'arc

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacqueline e demais tutoras,
    Obrigada pelos relatos e pelas reivindicações, pois elas são importantes para identificarmos os elementos que devem ser trabalhados para melhorarmos o processo de ensino aprendizagem da UAB/UnB e nossa articulação com os polos.
    A postagem foi encaminhada para todos os envolvidos.

    Abraços,

    Lívia

    ResponderExcluir
  5. Gostaria que soubecem que nós tabem gostamos muito de ter os encontros presenciais, porque eles nos proporcionam um grande desenvovimento e nos oportuniza a quebrar as frnteiras do encino a distancia, por isso nós também adoramos contar com a presença de vocês, foi maravilhoso.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Poste aqui o seu comentário!