Fiquem atentos aos prazos de cadastro de bolsistas! Esse ano os prazos ficaram mais rígidos. Leia a mensagem abaixo!
Prezados Gestores e secretários,
Como é do conhecimento de todos, o pagamento dos bolsistas da UAB é subsidiado pelo Ministério da Educação. Para tanto, precisamos comprovar todo mês o trabalho da equipe cadastrada no SGB/CAPES. Essa comprovação é composta por várias etapas, desde o cadastro até o envio do ateste ao MEC.
Para efetuar todo esse procedimento é necessário cumprir os prazos determinados pelo MEC, modificados no ano de 2010. A fim de nos adequarmos a essas exigências é preciso estabelecer prazos internos.
Para o mês de abril, excepcionalmente, será possível entregar nova documentação ou documentação referente a alterações no cadastro até o dia 07/04 (quarta-feira).
Observamos que, diferentemente do procedimento costumeiro, nesse ano a cada nova vinculação do bolsista no SGB/CAPES é necessário entregar novo termo de compromisso.
Isso geralmente acontece em três casos:
1. quando o bolsista interrompeu o período de atuação, por exemplo, atuava em dezembro e janeiro e voltou a atuar em abril;
2. em caso de adiantar a atuação do bolsista, por exemplo, estava previsto a atuação em junho, mas foi chamado para trabalhar em abril;
3. quando o bolsista mudou de função, era tutor a distância e passou a ser professor supervisor (nesse caso, precisa também entregar a documentação de professor pesquisador I ou II).
Nos próximos meses, essa documentação deve ser entregue até o primeiro dia útil de cada mês.
Por isso, é necessário sanar todas as pendências de documentos nas duas últimas semanas de cada mês. No caso desse mês, essa data corresponde ao período compreendido entre os dias 19 a 30/04, pois a documentação deverá ser entregue no dia 3 de maio.
A Sandra receberá a documentação dos cursos para entregar no MEC.
Depois de entregue, ainda é possível efetuar ajustes no sistema, em geral, até aproximadamente o dia 10 do mês (depende do calendário estipulado pelo MEC). Todavia, salientamos que nesse período serão realizados apenas ajustes extremamente necessários. Portanto, essas alterações não devem ser regra, de forma que aceitaremos somente casos muito específicos, após avaliação da equipe responsável.
Lívia Veleda
Coordenadora Institucional de Tutoria da UAB/UnB
61- 3307 3766/ 3307 3767
Fiquei com uma dúvida.
ResponderExcluirQual a função de cada ator neste processo? Por exemplo, os bolsistas entregam a documentação nos cursos e os gestores analisam e entregam na UAB para a Sandra.
Abimael
Oi Abimael. Os bolsistas devem entregar a documentação nos cursos, para as secretárias ou secretário. As gestoras, antes de entregar no núcleo para a Sandra, devem revisar a documentação e verificar se está tudo ok.
ResponderExcluirNós, do núcleo, fazemos todo o resto, destacando o trabalho da Sandra que recebe a documentação e faz todo o procedimento necessário para cadastro e ou desligamento no sistema de bolsas, da Silvana que atesta no sistema e da Luciana que prepara a emissão do relatório no Moodle.
Abração,
Lívia
Ok,