segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pedagogia na Cidade de Goiás

No final de semana passado, a tutora Sandra Maria de Rezende Viana visitou o polo de Goiás-GO, ou Goiás Velho, para o Encontro Presencial da Disciplina Psicologia da Educação. Era o primeiro contato dos alunos com a tutora à distância e o encontro tinha por objetivo a revisão do conteúdo. Sandra Maria optou por uma metodologia participativa e bem dinâmica e os alunos puderam ter exemplos práticos de didática em sala de aula.

A tutora nos escreveu um depoimento sobre a visita à cidade e a convivência com os alunos. Leia abaixo o depoimento:

Ir a Goiás Velho é sempre uma grata surpresa. A viagem, a paisagem que se estende pela grande Serra Dourada, o céu azul e a emoção de conhecer os alunos da turma pessoalmente fazem o momento indescritível.

Goiás Velho com suas estreitas ruas ladeadas por casas portuguesas, a Velha Casa da Ponte de Cora Coralina, as igrejas imensas que refletem a fé dos moradores deixam a gente com os olhos cheios de curiosidade.

Entretanto o que mais chama a atenção é a receptividade dos alunos... Alegres sorridentes, ávidos por conhecimento e cheios de energia me recebem com incontida alegria. A amabilidade me comove.
Iniciamos o encontro no pólo com Oficina para revisão de conteúdos por meio de dinâmicas e brincadeiras, filme e data-show de modo que eles pudessem ter exemplos práticos de didática em sala de aula. A utilização de metodologia participativa, por meio de oficina vivencial, foi utilizada por possibilitar o envolvimento pessoal e coletivo, a valorização do saber e da visão do alunado sobre as temáticas desenvolvidas ao longo da disciplina, além de relacionar os conteúdos estudados com o cotidiano escolar, de modo que os alunos pudessem perceber a importância de integrar teoria e pratica.


A turma, interativa, participou das atividades com empenho. Percebi que o encontro presencial auxiliou e ampliou compreensão dos conhecimentos e das abordagens teóricas. Posso afirmar que estes encontros são imprescindíveis para a motivação dos alunos e também para a formação dos educadores de qualidade.

Os alunos na avaliação colocaram que “atividades desenvolvidas no presencial, trouxeram momentos de prazer e compreensão da disciplina”. Propuseram também uma maior disponibilização de material de pesquisa no pólo e que sejam realizados pelo menos dois encontros presenciais por disciplina de preferência no inicio e no final da disciplina.

Valeu a pena conviver com a turma neste semestre. Sentirei saudades de cada um de vocês!
Obrigada pelo carinho, pela troca de conhecimentos e por este “saber saboroso” que construímos juntos.

Sandra Maria de Rezende Viana 

Você esteve nesse encontro? Deixe seu comentário!


2 comentários:

  1. Gostaria de dar os Parabéns pelo Ótimo Site, e também por Postar esta Matéria na web.
    Bom eu tenho um blog também e gostaria de Postar esta matéria.
    Se puder me responda contato@lucianomax.com ou no site www.GoiaseDemais.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciano, pode publicar sim. Só pedimos que cite a fonte da postagem original.

    Abraços,

    Lívia

    ResponderExcluir

Poste aqui o seu comentário!