No final de semana passado, a tutora Sandra Maria de Rezende Viana visitou o polo de Goiás-GO, ou Goiás Velho, para o Encontro Presencial da Disciplina Psicologia da Educação. Era o primeiro contato dos alunos com a tutora à distância e o encontro tinha por objetivo a revisão do conteúdo. Sandra Maria optou por uma metodologia participativa e bem dinâmica e os alunos puderam ter exemplos práticos de didática em sala de aula.
A tutora nos escreveu um depoimento sobre a visita à cidade e a convivência com os alunos. Leia abaixo o depoimento:
Ir a Goiás Velho é sempre uma grata surpresa. A viagem, a paisagem que se estende pela grande Serra Dourada, o céu azul e a emoção de conhecer os alunos da turma pessoalmente fazem o momento indescritível.
Goiás Velho com suas estreitas ruas ladeadas por casas portuguesas, a Velha Casa da Ponte de Cora Coralina, as igrejas imensas que refletem a fé dos moradores deixam a gente com os olhos cheios de curiosidade.
Entretanto o que mais chama a atenção é a receptividade dos alunos... Alegres sorridentes, ávidos por conhecimento e cheios de energia me recebem com incontida alegria. A amabilidade me comove.
Iniciamos o encontro no pólo com Oficina para revisão de conteúdos por meio de dinâmicas e brincadeiras, filme e data-show de modo que eles pudessem ter exemplos práticos de didática em sala de aula. A utilização de metodologia participativa, por meio de oficina vivencial, foi utilizada por possibilitar o envolvimento pessoal e coletivo, a valorização do saber e da visão do alunado sobre as temáticas desenvolvidas ao longo da disciplina, além de relacionar os conteúdos estudados com o cotidiano escolar, de modo que os alunos pudessem perceber a importância de integrar teoria e pratica.
A turma, interativa, participou das atividades com empenho. Percebi que o encontro presencial auxiliou e ampliou compreensão dos conhecimentos e das abordagens teóricas. Posso afirmar que estes encontros são imprescindíveis para a motivação dos alunos e também para a formação dos educadores de qualidade.
Os alunos na avaliação colocaram que “atividades desenvolvidas no presencial, trouxeram momentos de prazer e compreensão da disciplina”. Propuseram também uma maior disponibilização de material de pesquisa no pólo e que sejam realizados pelo menos dois encontros presenciais por disciplina de preferência no inicio e no final da disciplina.
Obrigada pelo carinho, pela troca de conhecimentos e por este “saber saboroso” que construímos juntos.
Você esteve nesse encontro? Deixe seu comentário!
Gostaria de dar os Parabéns pelo Ótimo Site, e também por Postar esta Matéria na web.
ResponderExcluirBom eu tenho um blog também e gostaria de Postar esta matéria.
Se puder me responda contato@lucianomax.com ou no site www.GoiaseDemais.com
Oi Luciano, pode publicar sim. Só pedimos que cite a fonte da postagem original.
ResponderExcluirAbraços,
Lívia